Vasos de Honra

segunda-feira, 13 de junho de 2011

PREDESTINAÇÃO

 

Na Bíblia podemos encontrar dois termos semelhantes: Eleição e Predestinação. Devemos estabelecer uma distinção entre estas duas palavras: eleição se refere ao decreto de Deus para salvar um número limitado de pecadores, enquanto que predestinação se refere aos propósitos de Deus em relação à finalidade das pessoas deste mundo.
 
Todas as obras de Deus têm a sua devida finalidade e o homem não foge desta lei, uma vez que foi criado para ser o executor obediente da vontade de Deus.
 
As predestinações de Deus são as suas determinações quanto à finalidade das coisas criadas e são tão absolutas que jamais falharão. Elas têm a força da palavra que criou todas as coisas: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz” (Gn.1:3); “Jurou o Senhor dos Exércitos, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará” (Is. 14:24).
 
Quando estudamos qualquer uma das duas palavras, quer Eleição quer Predestinação, devemos fazer uma exposição do texto bíblico onde ela se encontra. A palavra “predestinação” aparece apenas seis vezes no Novo Testamento: Rm. 8:29-30; Ef. 1:5-11; At. 4:28 e 1 Co. 2:7. Destacaremos três destas referências. 


1. Predestinação na Área de Promoção.

 
A primeira se encontra em Efésios 1:4-5, “E em amor nos predestinou para Ele (Cristo), para a adoção de filhos”. Aqui, predestinação tem o sentido de promoção. Os redimidos são mais do que servos, são promovidos pela adoção aos privilégios de filhos. Deus determinou que fossem feitos “co-herdeiros com Cristo” (Rm. 8:17). Por que esta promoção? Foi segundo o beneplácito da vontade de Deus que, em sua bondade, quis mostrar a riqueza da sua graça aos homens.
 
O efeito desta predestinação sobre a vida dos adotados é a ação do Espírito Santo, que os faz exprimir o clamor filial: Aba, Pai. Deus é reconhecido como o Pai celestial.
 

2. Predestinação na Área de Procedimento.
 
 
O segundo texto está em Romanos 8:29, “Também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho”.  Aqui vemos predestinação como procedimento. Deus já determinou o padrão de procedimento para cada um de seus filhos adotados: o seu próprio Filho, Jesus Cristo. Quanto à realidade desta predestinação na experiência do adotado, Cristo disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (Jo. 10:27). E, em outra referência, é dito que devemos andar assim como Cristo andou (1Jo. 2:6).
 
A vida de Cristo foi caracterizada tanto por sua perfeita obediência à lei de Deus (Mt.5:17) quanto  por sua submissão à prática da vontade de seu Pai nos céus. Os adotados não são diferentes (e nem podem ser), porque Deus já determinou a respeito do procedimento deles. O filho adotado deve estar constantemente alinhando a sua vida com o padrão estabelecido por Jesus Cristo.
 
Portanto, os adotados são filhos da obediência. Eles se esforçam para agir como verdadeiros filhos; amam a Deus, confiam em suas providências paternais e, pela leitura das Escrituras Sagradas e o uso da oração, mantêm comunhão espiritual com Ele. Os que são predestinados para a adoção sempre têm essas marcas, sem as quais não há nenhuma base para nutrir a esperança da adoção e nem da vida eterna.
 

3. Predestinação na Área de Propósitos.
 
 
O último texto mostra a predestinação como um propósito: “Predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória” (Ef. 1:11-12). Uma das glórias de Deus é a sua soberania para predestinar e executar seus propósitos inescrutáveis. A glória de Deus foi reconhecida nas obras realizadas por Jesus Cristo e a sua glória continua sendo manifestada através das vidas transformadas de seus filhos adotados.
 
Como é possível que um pecador seja santo e irrepreensível em seu procedimento moral e espiritual? Como é possível que um pecador possa conhecer e praticar a vontade de Deus? Os que são predestinados segundo os propósitos de Deus dão glória ao seu nome através de vidas regeneradas. Aqueles que não glorificam a Deus desta maneira não têm base para nutrir a esperança da vida eterna.
 
Queremos reforçar a intensidade da palavra “Predestinação”. Ela não é uma mera esperança indefinida. É uma palavra de ordem, quando Deus determina que um dado propósito seja cumprido. Se Deus tem predestinado alguém para a adoção de filhos, isso será evidenciado através de atitudes filiais. Se Deus tem predestinado o procedimento de alguém, isso será evidenciado através de uma vida santa e irrepreensível. Se Deus tem predestinado alguém para O glorificar, isso será evidenciado através de uma vida que reflete as operações de Deus.
 
Que cada um de nós tenhamos a coragem de examinar a realidade da nossa experiência cristã usando as Predestinações de Deus como norma de avaliação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário