Vasos de Honra

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Insegurança


           Insegurança na área material é uma realidade que mexe  com a vida de muita gente. A palavra “se” tem um poder para sacudir a tranqüilidade dos mais fortes. “Se eu perder o emprego, como pagarei os meus compromissos?” “Se eu adoecer, quem cuidará da minha família?” As possibilidades do “se” são quase incontáveis. Mas nós, que somos crentes, nós, que confessamos fé no poder de Deus para suprir cada uma das nossas necessidades, podemos deixar as inseguranças desta vida perturbarem a nossa tranqüilidade?

            O problema do medo e da insegurança não são fenômenos modernos, ao contrário, sempre existiram. Os discípulos de Cristo experimentaram este medo e insegurança muitas vezes. É edificante observar a maneira pela qual Jesus lidava com seus discípulos temerosos e o seu uso da expressão “por que”. “Por que andais ansiosos quanto ao vestuário?” E depois do questionamento, Ele logo acrescenta o “portanto”, “Por que andais ansiosos...? Portanto não vos inquietais” (Mt. 6:25-34).

            Vamos examinar alguns casos específicos quanto ao problema do medo e da insegurança:

            O caso da tempestade, em Mateus 8:23-27: “E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas”. Os discípulos ficaram possuídos de medo e de insegurança e, enquanto isso, Jesus dormia. Em seu desespero, vieram a Jesus, clamando: “Senhor, salva-nos! Perecemos! ” Qual foi a reação de Jesus? Ele os repreendeu, dizendo: “Por que sois tímidos, homens de pequena fé?” Não existe nenhuma circunstância física que foge ao domínio daquele que é poderoso para salvar: “E levantando-se, Jesus repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança”.  Fé significa confiança no poder de Deus para sobre-reinar nas circunstâncias negativas.

            O caso de Pedro andando sobre o mar, em Mateus 16:22-33. Primeiro vemos todos os discípulos tomados de medo, e gritaram por imaginarem que Jesus era um fantasma. Porém, ouvindo as palavras tranqüilizadoras dele: “Tende bom ânimo! Sou eu. Não temas”, Pedro demonstrou a sua coragem e logo respondeu: “Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo por sobre as águas”. Jesus o convidou, dizendo: “Vem”, e Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas e foi ter com Jesus. Parece que a fé dele era inabalável. Mas, no próximo momento, ouvimos Pedro gritando em seu desespero: “Salva-me, Senhor!” Por que esta mudança repentina de uma fé operosa para uma insegurança patética? Ele reparou na força do vento e teve medo. Quando ficamos reparando na força das circunstâncias negativas, o resultado é sempre medo e insegurança. Não podemos desviar os nossos olhos de Jesus Cristo, o Autor e Consumador da nossa esperança. Mas qual foi a palavra de Jesus quando viu o estado de Pedro? Novamente, uma repreensão: “Homem de pequena fé, por que duvidaste?” Por que duvidaste do poder soberano de Jesus Cristo?

            O caso quando os discípulos se esqueceram de levar pão, Mateus 16:5-12. Estando Jesus sozinho com seus discípulos, Ele aproveitou a oportunidade para lhes dar uma advertência sobre o perigo do “fermento (doutrina) dos fariseus e saduceus.” Mas, por alguma razão, eles não atinaram as palavras de Jesus. Ficaram com medo e começaram a imaginar coisas completamente diferentes, “Jesus está reclamando porque não trouxemos pão!” Mas Ele, percebendo a preocupação dos discípulos, perguntou-lhes: “Por que discorreis entre vós, homens de pequena fé, sobre o não terdes pão?” O problema de pão, ou qualquer outro problema material, é fácil de ser resolvido. E, para substanciar as suas palavras, Jesus fez os discípulos se lembrarem das providências divinas do passado: “Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens, e de quantos cestos tomaste?” Fé significa acreditar no poder de Deus para suprir cada uma das nossas necessidades.

            Você está sentindo uma insegurança quanto ao futuro? Tem medo de receber aquela carta avisando que não pode continuar no serviço? Lembre-se do passado. Houve um dia na sua experiência quando Deus o abandou sem qualquer meio de sobrevivência? Não, nunca! O Deus que cuidou de você no passado, que está cuidando de você neste momento, há de cuidar de você no futuro. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará” (Sl.37:5). “Temei ao Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem”(Sl.34:6-10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário