Vasos de Honra

Biografia

O Rev. Ivan Gilbert Graham Ross nasceu na Nova Zelândia, aos 28 de Fevereiro de 1934. Após completar os estudos fundamentais trabalhou em fazendas de ovelhas e, depois, com locomotivas da Ferrovia. Através do convite de um tio começou a freqüentar a Igreja Presbiteriana, fazendo a sua pública profissão de fé e batismo aos 22 de novembro de 1958. Incentivado pelo pastor da Igreja, logo se envolveu no trabalho com crianças e em reuniões de oração em favor das Missões Transculturais.
            
Em 1960, na Austrália, iniciou o seu preparo para o ministério e, em 1963, já com o desejo de ser missionário no Brasil, afiliou-se à Missão Internacional  (WEC), chegando em Belo Horizonte aos 08 de dezembro do mesmo ano. Após um ano estudando a Língua Portuguesa começou seu trabalho missionário nas cidades mineiras de Paraopeba e Diamantina (1965 a 1968). Aos 17 de Dezembro de 1965 casou-se com a missionária Madalena Büchi, natural da Suíça, tendo três filhos: Sandra (1969), Samuel (1971) e Cristina (1978). Por questões doutrinárias, desligou-se da Missão e, mediante as normas estabelecidas pela então Comissão de Estudos Teológicos do Supremo Concílio, foi examinado, aprovado e ordenado pelo Presbitério Belo Horizonte, aos 18 de junho de 1972. Em 1976 participou na criação do seminário Rev. Denoel Nicodemos Eller, em Belo Horizonte, como diretor e professor de Teologia Sistemática. Pastoreou, em sua maioria, igrejas mineiras, exceção para Goiânia (1984) e São Paulo (1985), onde foi chamado para ajudar nos respectivos seminários, Brasil Central e Rev. José Manoel da Conceição, também como diretor e professor de Teologia Sistemática. De 1991 a 2000 ajudou no Curso de Preparação para Obreiros (CPO), organizado pela Junta de Missões Nacionais, e realizado a cada Janeiro, na cidade mineira de Patrocínio, como professor de Teologia Sistemática. Atualmente, já jubilado, reside em Itajubá (MG), continuando ativo como pastor colaborador, à disposição das Igrejas da região.
           
Além dos muitos artigos que já traduziu, o Rev. Ivan também contribuiu, diversas vezes, com o Cada-Dia (Luz para o Caminho) e na tradução das anotações da Bíblia de Estudo de Genebra (Editora Cultura Cristã). Traduziu também os livros: Redenção Consumada e Aplicada (John Murray – Casa Editora Presbiteriana), Vitória: A Obra de Espírito Santo (Pieter C. Potgieter – PES) e Declarado Inocente (James Buchanan – PES). De sua própria autoria, a Casa Editora Presbiteriana publicou “A publica Profissão de Fé”, primeiro em livro, e mais recentemente, adaptado na forma de revistas para Escola Dominical.   

Rev. Ivan e Dona Madalena - Outubro de 2011
        

Contato: Daniel F. Moura (ddeywes@hotmail.com) - Genro do Rev. Ivan