Vasos de Honra

sábado, 4 de maio de 2013

Os Humildes de Espírito






Bem-aventurado os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3).

As bem-aventuranças não são descrições generalizadas, antes, Cristo está descrevendo as disposições espirituais dos cidadãos do reino dos céus, aqueles que são regenerados pelo poder do Espírito Santo. Estes, e somente estes têm o gozo dessas bem-aventuranças recompensadoras.

1. O Encorajamento da Bem-aventurança. O cidadão do reino dos céus é uma pessoa bem-aventurada – feliz no sentido mais superlativo da palavra. Por quê? Ela é adotada, membro da família de Deus; tem a redenção, libertação do domínio usurpador do pecado; todos os seus pecados são perdoados; e tem o Espírito Santo como selo e penhor da sua salvação, (Ef. 1:3-14).

2. A Manifestação da Bem-aventurança. Humildade não se refere à circunstância social ou física da pessoa, antes, é uma disposição do “espírito”, do coração diante de Deus. O publicano demonstrou essa atitude quando suplicou: “ Ó Deus, sê propício a mim pecador! (...) Todo o que se exalta (gabando da sua própria justiça, ou, merecimentos espirituais) será humilhado (desprezado); mas o que se humilha (reconhecendo a sua falência espiritual e confessando a sua pecaminosidade) será exaltado (justificado e recebido por Deus)” (Lucas 18:9-14).

3. O Cumprimento da Bem-aventurança. A plena realidade dessa felicidade é a certeza de seu estado espiritual, a sua aceitação diante da justiça de Deus; sim, pela regeneração pertencemos ao reino de Deus. “Porque dos tais é o reino dos céus”. Cristo afirmou: “O reino de Deus está dentro de vós” (Lc. 17:21). A sua soberana direção está atuando na vida daquele que crê em Jesus Cristo. Que sejamos sensíveis a essa orientação.

Somos possuidores dessa bem-aventurança? É uma felicidade que está ao alcance de todos, pela fé em Jesus Cristo.

Rev. Ivan G. G. Ross

Nenhum comentário:

Postar um comentário