Vasos de Honra

segunda-feira, 6 de maio de 2013

CRIANDO OS NOSSOS FILHOS




O versículo chave: “Crescia o menino (Jesus) e se fortalecia (na área física), enchendo-se de sabedoria (na área intelectual); e a graça de Deus estava sobre ele (na área espiritual).” Lc2:40.

Embora o versículo se refira ao desenvolvimento do menino Jesus nas áreas física, intelectual e espiritual, cremos que esta é a experiência normal de qualquer criança. Num livro antigo, li uma frase mais ou menos assim: “Cada criança nasce com os instintos necessários à sobrevivência, porém, sem nenhum conhecimento intelectual. Este é adquirido através do ensino.” Por isso, a Bíblia exorta aos pais: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Pv22:6. O versículo chave começa com a frase: “Crescia o menino,” isto é, ele começou a adquirir conhecimentos físicos, intelectuais e espirituais e continuou crescendo nestas três áreas. A criança, apesar de nascer sem qualquer conhecimento, chega ao mundo com uma sede insaciável de conhecer os seus pais e o mundo ao seu redor. Dentro de dois ou três meses de idade, quando ouve alguém chegando, vira a cabeça para descobrir quem é, e, quando vê que é a sua mãe, dá um pequeno sorriso de reconhecimento. E, um pouco mais tarde, quando começa a engatinhar e a locomover-se, ela sempre se dirige a objetos de interesse, a fim de puxá-los, desmontá-los, e assim por diante. Mas, em tudo isso, a criança está revelando seu anseio para adquirir conhecimentos. É agora que os pais têm que começar a ensinar-lhe que não pode fazer tudo o que tem vontade, a criança tem que aprender a discernir a diferença entre o que pode e o que não pode fazer; entre o que é perigoso e o que é seguro. O processo de ensinar essas primeiras diretrizes requer paciência, perseverança e perspicácia. Vamos apresentar algumas normas que devem ser consideradas na criação dos nossos filhos, especialmente nas áreas física, intelectual e espiritual.

1) Crescimento na área física: O desenvolvimento saudável do corpo. Desde o início, é importante estabelecer uma rotina, uma hora certa para comer, tomar banho, brincar e dormir. Através de uma rotina planejada, a criança aprende a organizar as suas prioridades com mais facilidade. Ao chegar uma certa hora, já sabe o que tem de fazer. A prática da rotina será especialmente proveitosa nos anos de estudo, dando-lhe maiores condições para organizar as suas prioridades e concentrar nelas.

A criança nasce com o instinto para buscar e gostar do leite materno. Mas este não é o alimento certo para a vida inteira. Com seis ou sete meses de idade a criança tem que aprender a aceitar e gostar de outras formas de alimento: carnes, verduras, e frutas. Os pais devem ser bons exemplos em seus hábitos alimentares, pois os filhos tendem a imitá-los. Não se deve encorajar o não gostar de um certo produto que é importante para a saúde. Tudo é uma questão de costume. A criança tem que aprender a comer tudo o que seus pais lhe oferecem. Esta aprendizagem nem sempre é fácil e tranquila, por isso os pais têm que ser firmes e perseverantes, pois a saúde do filho depende de um alimento nutritivo e apetitoso.
A criança nasce com um espírito inquiridor, ela quer descobrir e entender o que pode fazer com as suas descobertas. Um de seus primeiros achados é que o seu corpo tem tantos membros interessantes, dedos, pés e órgãos sexuais; descobre que pode esfregar certas partes a fim de descobrir sensações agradáveis. Neste ponto os pais têm que ser vigilantes para discernir qualquer prática que o filho está desenvolvendo, pois maus costumes podem ser prejudiciais à saúde, especialmente na área sexual. A criança tem que aprender a respeitar e a cuidar do seu corpo, usando os seus membros somente para os devidos fins. Se a criança não aprender a respeitar o seu corpo desde a sua infância, ao entrar na adolescência pode praticar todo o tipo de aliciamento prejudicial (diversos tipos de drogas e o sexo ilícito). O corpo tem de ser preservado limpo a fim de ser habitação do Espírito Santo. A exortação bíblica é: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Pv22:6. Ainda na área de respeito ao seu corpo, a criança deve ser encorajada a praticar exercícios físicos para se  fortalecer, mas,  ao mesmo tempo, ensinada a evitar atividades radicais. O corpo deve ser preservado inteiro e útil para uma vida produtiva para a glória de Deus.

2) Crescimento na área intelectual: O desenvolvimento das capacidades mentais da criança. A partir de seu nascimento, a criança começa o processo de aprendizagem. No início, os pais são os responsáveis para dar os primeiros passos nesta maratona de preparar o filho para uma vida útil e produtiva. De certa forma, as primeiras impressões que a criança recebe (positivas ou negativas) determinarão a sua estabilidade emocional e intelectual. O dever dos pais é: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.” Pv 22:6. Há uma tendência moderna, especialmente quando a mãe tem um emprego secular, para colocar seu filho (mesmo com poucos meses de idade) numa creche, a fim de receber os cuidados de uma instituição. Dessa maneira, a criança está perdendo o contato com seus pais e a influência formadora deles. Esta perda, quando já é tarde demais, será reconhecida na adolescência da criança.

Os judeus foram, possivelmente, o primeiro povo a se preocupar com a educação de seus filhos. Cerca de cem anos antes de Cristo, era obrigatório ensinar o filho a ler e a escrever. Qual foi o motivo principal dessa obrigação? Para que a criança pudesse ler por si mesma a lei de Deus e ter uma vida religiosa baseada no ensino da Palavra de Deus. Os líderes da nação sabiam que a moralidade e a prosperidade do povo dependia deste padrão – temer a Deus e obedecer às suas leis. Hoje, através das escolas públicas ou particulares, cada criança tem a oportunidade de receber uma educação formal. Novamente, a participação dos pais é necessária. Seu interesse e encorajamento são indispensáveis. Quando um casal resolve gerar um filho, eles têm que estar preparados para assumir a responsabilidade de suprir todas as suas necessidades, físicas, intelectuais e espirituais.

Quais são as recompensas de se ter um filho bem criado? “O filho sábio alegra seu pai.” Pv10:1. A mãe e a avó receberam a alegria de reconhecer que Timóteo tornou-se “sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”, I Tm4: 6. Uma boa exortação para qualquer pai ou mãe é esta: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro (pai ou mãe) que não tem de que se envergonhar,” tendo filhos exemplares, I Tm3: 4,Tt1:6.

3) Crescimento na área espiritual:O desenvolvimento de uma verdadeira comunhão com Deus. Desde o seu nascimento, uma forma de rebelião caracteriza a vida da criança. Ela resiste ou questiona a autoridade de seus pais, não se submetendo às suas ordens (normas de alimentação, horário certo para dormir, etc). Como D. M. Lloyd- Jones observou: “Temos consciência de que age em nós um poder alheio a nós, poder que nos influencia e com o qual podemos brigar e lutar, poder que podemos vencer ou expulsar. Evidentemente, o exemplo máximo disso é o da tentação a que se submeteu o nosso Senhor.” Esse poder se chama pecado, algo que herdamos dos nossos pais. Em vez de tentar esconder essa realidade da criança, ela deve ser ensinada a reconhecer e a combater esse intruso.

O salmista confessou: “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.” Sl51:5. E, em Romanos 3:23, temos o resultado desta herança: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” O que aconteceu com aquela comunhão original que o homem tinha com Deus? Perdemos aquele direito, inclusive aquele livre acesso à presença de Deus. “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” Is 59:2. Assim, não há esperança, pois estão sem Deus no mundo, Ef2:12.

Como podemos vencer o domínio do pecado sobre a nossa vida? Pela obediência à Palavra de Deus. Cristo venceu as suas tentações citando a lei de Deus. Quando Ele disse: “Está escrito”, é como se estivesse dizendo: Não posso desobedecer ao que está escrito na lei de Deus.

Normalmente, introduzimos a criança à Bíblia contando-lhe histórias. Mas devemos dar à história uma aplicação prática para o ensino da criança. Através das histórias da Bíblia, a criança pode aprender como Deus dirige a vida do homem e como este lhe deve obediência. A melhor maneira para comunicar valores espirituais aos nossos filhos é através do Culto Doméstico que praticamos todos os dias. Este é um tempo apropriado para dar ao filho a oportunidade para fazer perguntas e para dar-lhe respostas simples e adequadas. Por exemplo, depois de contar a história de Nicodemos e o filho lhe perguntar: O que significa nascer de novo? Explicamos que é a obra do Espírito Santo que nos dá uma nova vida espiritual, sem a qual ninguém verá o céu, onde Jesus está. Lembramos que Timóteo tornou-se “sábio para a salvação pela fé em Jesus Cristo,” quando lia a Bíblia com a sua mãe e sua avó, II Tm 3:15. E, se o filho perguntar: Como posso nascer de novo? Respondemos: O Espírito Santo nos faz nascer de novo quando cremos de coração em Jesus Cristo e este crucificado. Leia Jo 3:14-16. Novamente repetimos a ordem: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Pv 22:6.

Rev. Ivan G. G. Ross 

Nenhum comentário:

Postar um comentário