Vasos de Honra

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Os que choram






“Bem aventurados os que choram, porque serão consolados.” Mt 5:4 

As bem-aventuranças não são descrições generalizadas e aplicáveis a qualquer pessoa, antes, Cristo está descrevendo as disposições espirituais dos cidadãos do reino dos céus, aqueles que são regenerados pelo poder do Espírito Santo. Estes, e somente estes têm o gozo dessas bem aventuranças recompensadoras, porque a felicidade verdadeira vem de uma intervenção da parte de Deus em nossa vida. 

1. O Encorajamento da Bem- aventurança: O cidadão do reino dos céus é uma pessoa bem-aventurada, feliz, no sentido mais superlativo da palavra. Por quê? Porque é herdeiro de toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestes, tais como: adoção, redenção, perdão e o dom do Espírito Santo. Experimentamos essa felicidade porque ela é o sinal do Espírito Santo confirmando a realidade dessas bênçãos espirituais em nossa vida. É uma paz que excede todo o entendimento; é uma paz que tem que ser experimentada a fim de ser compreendida. 

2. A manifestação da Bem- aventurança: Esse choro tem uma única causa - o pecado, porque a lei de Deus foi transgredida. O Espírito Santo nos dá uma consciência da nossa desobediência, uma convicção tão forte que temos que chorar de tristeza. Essa aflição deve nos conduzir ao arrependimento e a uma confissão específica da falta. O salmista confessou ao Senhor: “Pequei contra ti, contra ti somente, fiz  o que é   mal   perante   os   teus  olhos.” Sl 51:4. Em nossa convivência com outras pessoas somos propensos a tropeçar em muitas áreas do nosso relacionamento, especialmente com a língua. Por causa dessa possibilidade, Cristo nos deu a chave da vitória: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”. Lc 22:40.  

3. O Cumprimento da Bem-aventurança: O Cristão que chora por causa das imperfeições em seu procedimento e que pratica o arrependimento bíblico tem esta promessa: “será consolado ”- recebendo o perdão do pecado. O choro deve nos conduzir à oração: “Se confessarmos os nossos pecados ( as nossas imperfeições e tropeços), ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. I Jo 1:9. Esse consolo é fundamentado sobre esta verdade: “Se, todavia, alguém pecar, temos advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”, que garante a nossa justificação. I Jo 2:1 

Temos chorado por causa das nossas transgressões da lei de Deus? Temos experimentado o consolo, sabendo que em Cristo Jesus todos os nossos pecados têm sido perdoados? Essa benção está ao alcance de todos, pela fé em Jesus Cristo. 

Rev. Ivan G. G. Ross 

Nenhum comentário:

Postar um comentário