Vasos de Honra

quinta-feira, 26 de abril de 2012

MOTIVOS DE GRATIDÃO



O Apóstolo Pedro escreveu a sua Primeira Carta “aos eleitos”, que são os cristãos espalhados pelo mundo conhecido. Por causo do “fogo ardente” da perseguição, este povo estava precisando uma palavra de encorajamento. O Apóstolo orientou estes perseguidos para trazer à sua lembrança as boas experiências que o Senhor lhes tinha concedido, tais como: 

1. A Experiência da Regeneração. Fomos regenerados para uma “viva esperança”, fundamentada sobre “a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”. Ele mesmo afirmou: “Porque eu vivo, vós também vivereis”. Esta é a nossa “viva esperança”. No mundo, somos sujeitos a tantas coisas negativas, porém, na vida vindoura, tudo será gloriosamente diferente. Fomos regenerados para que pudéssemos experimentar uma vida santa e celestial, longe das opressões deste mundo. A nossa regeneração deve ser motivo de segurança e de gratidão. 

2. A Experiência da Recompensa. Regenerados “para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros”. Tudo nesta vida é transitório, tudo murcha e foge de nós, por isso, “aspiramos a uma pátria superior, isto é, celestial”. Moisés abandonou “os prazeres transitórios” do Egito, porque “contemplava o galardão”. A recompensa de ter a vida eterna em Cristo Jesus deve ser motivo de segurança e de gratidão a Deus. 

3. A Experiência de Recepção. Os que são regenerados e que estão aguardando a recompensa da vida eterna, são “guardados pelo poder de Deus”. Apesar das perseguições e das tentações desta vida, a segurança da nossa alma jamais sofrerá dano. O Apóstolo Paulo faz uma pergunta retórica: “Quem nos separará do amor de Cristo?”. Nada, absolutamente nada. Ninguém pode nos arrebatar da mão do nosso Salvador. Esta recepção que recebemos de Cristo, deve ser motivo de segurança e de gratidão. 

Conclusão: O Apóstolo Pedro nos exorta: “Nisto (as experiências espirituais) exultais”. A lembrança destas grandes intervenções de Deus em nossa vida tem o poder para levantar o nosso ânimo, seja qual for a circunstância do momento. 

Rev. Ivan G. G. Ross.

Nenhum comentário:

Postar um comentário