Vasos de Honra

quarta-feira, 17 de junho de 2015

O JUÍZO VINDOURO



Leitura Bíblica: João 5:24-30

Introdução: O Ap. Paulo encerrou a sua mensagem aos atenienses, afirmando: “Porquanto estabeleceu (Deus) um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão (Jesus Cristo) que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (At. 17:31). A Confissão de Fé da nossa Igreja ensina: “Assim como Cristo, para afastar os homens do pecado e para maior consolação dos justos em suas adversidades, quer que estejamos firmemente convencidos de que haverá um dia de juízo, assim também quer que esse dia não seja conhecido dos homens, a fim de que eles se despojem de toda confiança carnal, sejam sempre vigilantes, não sabendo a que hora virá o Senhor, e estejam prontos a dizer: Vem logo, Senhor Jesus! Amém” (Cap. 33:3). E, de forma semelhante, o nosso Senhor fez repetidas referências ao Dia do Juízo: “Digo-vos que toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo; porque, pelas tuas palavras serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado” (Mt. 12:36-37). E, finalmente, em nosso texto, Cristo fez uma clara referência a esse Dia do Juízo Vindouro. Vamos ao texto lido.

1. A Identidade do Juiz Vs. 26-27. O Juiz é alguém que é igual ao Pai, porque Ele é da mesma substância, isto é, o poder de auto-existência. “Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo (Ele não depende de recursos externos para manter a sua vida), também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo” (V.26). Pai e Filho têm a mesma autoridade sobre todas as coisas no céu e na terra. Mas, apesar dessa igualdade, percebemos que o Filho tem o atributo específico para julgar os transgressores da lei de Deus. Como diz o Apóstolo: “E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento” (Jo. 5:22).

Certamente alguém está se lembrando da palavra do Senhor, quando afirmou: “Eu a ninguém julgo” (Jo.8:15). Mas, o nosso texto se refere ao ministério de Cristo enquanto andava entre os homens aqui na Terra e não da sua atividade em seu estado de exaltação. Como Ele mesmo explicou: “Porquanto  Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (Jo.3:17). Tudo tem as suas devidas sequências. Primeiro Cristo prepara e convida os pecadores para receber a salvação; mas, no caso de ser rejeitado, vem a condenação. No momento, Cristo está salvando pecadores que se arrependem de seus pecados e crêem nele, porém, na consumação do século, a obra salvadora de Cristo será definitivamente encerrada, e dará início ao processo de encaminhar a humanidade para o seu lugar na eternidade. “E irão estes (os injustos e condenados) para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna” (Mt. 25:46).

2. A Ideologia do Juiz Vs. 24 e 28. Qual será o padrão que Cristo usará no Dia do Juízo? Ele julgará o mundo com justiça (At. 17:31). Uma das verdades básicas à filosofia humana é que depois da morte haverá uma distribuição de recompensas, quando cada um receberá segundo o seu procedimento. “Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego. Porque para com Deus não há acepção de pessoas” (Rm. 2:6-11). E, fundamental a essa crença é que “o Juiz de toda a terra” fará a justiça, (Gn.18:25). O Dia do Juízo é visto como o “dia em que Deus, por meio de Jesus Cristo, julgará os segredos dos homens” (Rm. 2:16). Cristo é totalmente competente para julgar os segredos dos homens, “porque os conhecia a todos. E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana” (Jo. 2:24-25).

Como devemos avaliar os dias atuais? São dias de oportunidade, dias em que devemos nos preparar para o Juízo Vindouro. Cristo comentou sobre essa necessidade quando disse: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo (para ser condenado), mas passou da morte para a vida” (V.24). O nosso preparo espiritual se resume em uma só palavra: “Crer”. O evangelho está sendo anunciado com este apelo: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa” (At. 16:31). Fé em Jesus Cristo é absolutamente necessária à salvação da nossa vida. Ele é o meio que Deus providenciou pelo qual podemos tomar posse da nossa salvação. Não existe nenhuma outra possibilidade. “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantêm rebelde contra o Filho (recusando submeter-se às suas condições) não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo. 3:36).
Quando é que esse Dia se manifestará? Ninguém sabe! “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai” (Mt. 24:36). “Ficai também vós apercebidos, porque à hora que não cuidais, o Filho do homem virá” (Lc. 12:39-40). No momento, o importante é ouvir e crer no Evangelho de Jesus Cristo, pois a nossa felicidade na eternidade depende desse passo.

3. A Idoneidade do Juiz, Vs. 29-30. Cremos que o Senhor, como criador de tudo o que existe, visível e invisível, tem a idoneidade, ou, a competência, para encaminhar, com justiça, todas as coisas que foram criadas por Ele, inclusive o lugar certo para cada pessoa na eternidade. Mas, como será a manifestação desse Dia? Haverá uma sequência de eventos inconfundíveis. Primeiro, a consumação do século será anunciada pela Segunda Vinda de Jesus Cristo e a ressurreição geral, a fim de que todos, vivos e mortos, compareçam perante o tribunal de Cristo. “Então verão o Filho do homem vir nas nuvens, com grande poder e glória. E ele enviará os anjos e reunirá os seus escolhidos (os povos deste mundo) dos quatro ventos da extremidade da Terra até a extremidade do céu” (Mc. 13:26-27). Logo em seguida se iniciará o processo do julgamento final, “para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito no corpo” (2Co. 5:10). “Quando vier o Filho do homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória, todas as nações reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda” (Mt. 25:31-33).

Na leitura do nosso texto, Cristo descreveu esse processo de separação usando estas palavras: “Os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo”, quando serão condenados por causa de seu procedimento reprovado. Não haverá duas ressurreições. O versículo está descrevendo o destino de cada pessoa depois da sua ressurreição. Assim, observamos que, depois da nossa ressurreição, será tarde demais para mudar o rumo do nosso estado na eternidade. Cristo encerrou o seu discurso sobre o juízo vindouro dizendo: “E irão estes (os injustos) para o castigo eterno, porém, os justos, para a vida eterna” (Mt. 25:46).

Conclusão: Quanto ao juízo vindouro, o Ap. João escreveu: “ Filhinhos, agora, pois, permanecei nele (em Cristo), para que quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda” (1Jo. 2:28). O Dia do Juízo pode ser um dia de confiança se tivermos permanecido assíduos em nossa devoção a Jesus Cristo; ou, pode ser um Dia quando nos sentiremos envergonhados por causa de atos de infidelidade e omissões em nossos deveres de devoção. E o Apóstolo acrescentou: “E a si mesmo se purifica todo o que tem esta esperança (a  esperança de sermos achados semelhantes a Jesus Cristo no Dia da sua manifestação (1Jo. 3:2), assim como ele é puro” (1Jo. 3:3). Por isso temos tantas exortações na Bíblia, como: “Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá” (Mt. 24:44). Sim, com toda certeza, haverá um Dia de Juízo, portanto, estejamos preparados.

Rev. Ivan G. G. Ross

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário