Leitura Bíblica: João 1:1-5
Introdução: O evangelho
segundo João nos dá um relance da pessoa de Jesus Cristo na eternidade. “No
princípio era o Verbo”, ou seja, Ele existia na eternidade antes da criação do
universo, e, antes de qualquer outro ser vivo, seja angélico, humano ou animal.
Em outras palavras, como o Ap. Paulo o apresenta: “Ele é antes de todas as
coisas” (Cl. 1:17). Cristo fez referência à sua eternidade em sua oração
sacerdotal: “ Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste a
fazer; e, agora, glorifica-me, ó Pai, comigo mesmo, com a glória que tive junto
de ti, antes que houvesse mundo” (Jo. 17:4-5). João Batista, o seu precursor,
reconheceu a eternidade de Cristo quando testemunhou: “É este a favor de quem
eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de
mim” (Jo. 1:30). Devemos lembrar que João Batista nasceu pelo menos seis meses antes de Cristo, (Lc.
1:36).
Juntamente com a sua eternidade, devemos reconhecer a glória incomparável
de Jesus Cristo, que está estampada sobre todas as obras da sua criação.
“Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também
a sua própria divindade claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo,
sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” (Rm. 1:20). Por isso os
seres celestiais proclamam: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a
glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da
tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Ap. 4:11). E, outra vez: “Aquele
que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória,
e o domínio pelos séculos dos séculos” (Ap. 5:13). Quando percebemos a glória e
a supremacia de Jesus Cristo, ficamos maravilhados com sua condescendência em
buscar e salvar pecadores, tais como cada um de nós: “Pois ele (Jesus Cristo),
subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus,
antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornou-se em semelhança
de homens, e, reconhecido em figura
humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de
cruz” (Fl. 2:6-8). Confessamos que fomos comprados por bom preço, o precioso
sangue de Jesus Cristo. E qual é a nossa responsabilidade imediata, à luz do
preço pago para adquirir a nossa
redenção? “Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Co. 6:20).
Vamos ao estudo das palavras iniciais do Ap.João em sua
descrição da Divindade de Jesus Cristo, procurando compreender a glória eterna
da sua Pessoa.
1. A Consciência da sua Pessoa Vs. 1-2. Nesses versículos, estamos contemplando a eternidade e a
divindade de Jesus Cristo. O Catecismo Maior da nossa igreja ensina: “Há três
Pessoas na Divindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; essas três Pessoas são
um só Deus verdadeiro e eterno, da mesma substância, iguais em poder e glória,
embora distintas pelas suas propriedades pessoais” (Mt. 3:16-17; 2Co.13:13; Jo.
10:30).
A Bíblia registra uma visão que o Profeta Isaías recebeu. Ele
viu “o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono” (Is. 6:1). Ele não
estava contemplando um ser solitário e incomunicável; pelo contrário, estava
vendo uma plenitude que constrangia os serafins a clamar: “Santo, santo, santo
é o Senhor dos exércitos; toda a terra está cheia da sua glória” (Is. 6:3).
Pela infinidade desse Ser, percebemos uma pluralidade, porque, quando falou,
Ele usou um termo plural, como se tivesse mais de uma Pessoa. “A quem enviarei,
e quem há de ir por nós?” (Is. 6:8). Encontramos a mesma pluralidade na criação
do homem. “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa
semelhança” (Gn. 1:26; 11:6-7).
Cremos que o Ap. João tinha uma percepção dessa pluralidade
quando escreveu: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo
era Deus. Ele estava no princípio com Deus” V. 1:2. Cristo, o Filho de Deus,
não é um Ser criado, como alguns afirmam. Ele, que é o resplendor da glória e a
expressão exata do seu Ser (o Ser de Deus)” (Hb. 1:3). “Porquanto nele habita,
corporalmente, toda a plenitude da Divindade” (Cl. 2:9). Cristo é o Verbo, o
Logos, que é a consciência da sua própria existência, a revelação perfeita de
Deus em toda a sua insondável plenitude. “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus
unigênito (Jesus Cristo), que está no seio do Pai, é quem o revelou” (Jo.
1:18). Filipe, um dos discípulos do Senhor, ficou muito perplexo quando tentou
compreender a profundidade do Ser de Deus, por isso, pediu a Jesus: “Senhor,
mostra-nos o Pai, e isso nos basta”. Disse-lhes Jesus: “Filipe, há tanto tempo
estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes
tu: Mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As
palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em
mim, faz as suas obras. Crede-me que estou no Pai e o Pai em mim; crede ao
menos por causa das mesmas obras” (Jo. 14:8-11).
A descrição quadrícula da Pessoa de Jesus Cristo nos
versículos 1 e 2 da nossa leitura estabelece, definitivamente, não apenas a
eternidade de Jesus Cristo, mas também a sua Divindade incontestável. Quando
lemos tais declarações, em vez de buscar explicações em livros, é melhor e mais
edificante aceitar, pela fé, a simplicidade da revelação que o Espírito Santo
nos deu nas Escrituras Sagradas. Afinal, foram dadas para a nossa edificação
espiritual e não para a nossa confusão. Como o Apóstolo escreveu: “Na verdade,
fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais (demonstrando a sua origem
divina) que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados
para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo,
tenhais vida em seu nome” (Jo. 20:30-31).
2. A Consciência de seu Poder, V3. Quanto à criação do universo, a Bíblia nos dá esta resposta
simples: “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn. 1:1). Mas, se
perguntarmos: Como é que Deus realizou esta obra? O texto no evangelho nos dará
esta resposta: “Todas as cousas foram criadas por intermédio dele (o Verbo), e,
sem ele, nada do que foi feito se fez” (V.3). Novamente, somos confrontados com
a realidade de que, na Divindade, há uma pluralidade de Pessoas: o Pai, o Filho
e o Espírito Santo. Cada uma dessas Pessoas é reconhecida por causa de suas
atribuições pessoais. E, embora cada Pessoa
esteja presente em todas as obras da Divindade, reconhecemos que cada
uma tem a sua contribuição particular. A Bíblia enfatiza: “Eu, eu sou o Senhor
e fora de mim não há salvador” (Is. 43:11). Contudo, para realizar esta
salvação: Não foi o Pai e nem o Espírito Santo que “se fez carne e habitou
entre nós”. Esta atribuição pertencia exclusivamente ao Filho, a Segunda Pessoa
na Divindade. Citamos uma explanação que se encontra em “Daily Readings”, por
J. G. Ryle, 2 de Janeiro: “O nosso Senhor Jesus Cristo é uma Pessoa distinta de
Deus Pai, contudo, é um com Ele. O Ap. João nos ensina que “o Verbo estava com
Deus”. O Pai e o Verbo, embora sejam duas Pessoas, estão unidos um com o outro
em uma união inefável. Onde Deus o Pai estava, desde toda a eternidade, lá
estava também o Verbo, sim, o próprio Filho – a sua glória era igual, a sua
majestade era co-eternal, e, contudo, a sua Divindade era uma só. Tudo isto é
um grande mistério. Mas feliz é aquele que o recebe como uma criancinha, sem
sentir a necessidade de maiores explanações.
“O Senhor Jesus Cristo é Deus de fato. O Ap. João nos ensina
que “o Verbo era Deus”. Ele não é um mero anjo, que foi criado, e nem um Ser
inferior a Deus o Pai, Ele não é uma
criação especial que foi investida com
poderes para redimir pecadores, ao contrário, Ele é nada menos do que o Deus
perfeito – quanto à sua Divindade, igual ao Pai e da mesma substância dele,
gerado de toda a eternidade.
“O Senhor Jesus Cristo é o Criador de todas as coisas. O Ap.
João nos ensina: “ Todas as cousas foram feitas por intermédio dele, e, sem
ele, nada do que foi feito se fez”. Ele está muito longe da possibilidade de
ser uma criatura de Deus, como alguns hereges têm insinuado. Ele é o Ser que
criou o universo e tudo o que nele existe. “Louvem o nome do Senhor, pois
mandou ele, e foram criados” (Sl. 148:5)”.
Por que estamos insistindo na Divindade de Jesus Cristo?
Porque temos que reconhecer quem é a Pessoa que nos amou e a si mesmo se
entregou por nós, a fim de nos redimir do castigo que os nossos pecados merecem
receber. Nenhum outro valor podia efetuar essa redenção; somente o precioso
sangue de Jesus Cristo tinha o valor necessário para comprar a nossa salvação.
Agora, vamos meditar sobre o envolvimento das três Pessoas da Divindade nesse
processo todo. Deus revelou-se como três Pessoas em um só Deus, (Mt. 28:19).
Cada Pessoa na Divindade é distinta das outras duas, e cada uma tem obras
particulares a fazer. O Pai entrega o seu Filho, (Jo. 3:16); o Filho vem e
assume a nossa natureza a fim de ser o nosso substituto diante da justiça de
Deus, (1Jo. 3:8), e ambos enviam o Espírito Santo para aplicar a salvação a todos os que crêem, (Jo
15:26; Ef. 1:13-14).
3. A Consciência de seu Propósito Vs 4-5. Agora, passamos a contemplar a Pessoa de Jesus Cristo em sua
manifestação maior, como aquele que “se fez carne e habitou entre nós” (Jo.
1:14).
a) Qual foi o propósito dessa auto-revelação de Deus? Ele
quis comunicar a sua vida de uma maneira visível. “Então, formou o Senhor Deus
ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem
passou a ser alma vivente”, possuidor, não apenas de uma vida física, mas
também de uma vida espiritual, criado para andar em plena comunhão com o seu
Criador, (Gn.2:9).
Mas, quando Adão pecou
comendo do fruto proibido, ele foi expulso do jardim do Éden e perdeu aquela
intimidade de comunhão com o seu Criador, (Gn. 3:6,23). A partir desse momento,
o homem passou a ser espiritualmente morto em seus delitos e pecados, (Ef.
2:1). Mas, será que Deus ficou frustrado em seu propósito para com o homem? De
forma alguma! Deus agiu soberanamente a fim de devolver esta vida espiritual ao
homem. O nosso texto diz: “A vida estava nele (o Verbo) e a vida era a luz dos
homens”. O homem, no princípio, recebeu a dádiva da sua vida mediante uma
intervenção da parte de Deus, assim, agora, o homem é dependente da mesma
condescendência, a fim de receber de volta a sua vida espiritual. Vamos voltar
a enfatizar, o homem não é o criador da sua própria vida, nem o Autor da sua
própria salvação. O Senhor Jesus Cristo é a fonte exclusiva de vida e
entendimento espiritual para todos os que nele crêem. Feliz o povo que
confessa: “Porque todos nós temos recebido a sua plenitude e graça sobre graça”
(Jo. 1:16).
b) Qual é o lugar onde esta luz resplandece? Ela resplandece
nas trevas, nos lugares onde as pessoas vivem sem Deus e sem esperança, (Ef.
2:12). Essa verdade foi dramatizada quando Jesus “retirou-se para a Galiléia” e
passou a pregar o evangelho para um povo notoriamente corrupto. Qual foi o
impacto da mensagem? “O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que
viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz” (Mt. 4:12-17). Fé
em Jesus Cristo sempre tem esta influência benéfica sobre os que crêem: Eles
deixam as trevas a fim de andarem na luz. Cristo anunciou esta verdade: “Eu sou
a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz
da vida” (Jo. 8:12). Por causa dessa
verdade, somos exortados a pregar o evangelho. É somente o evangelho que tem o
poder para efetuar uma transformação sobre o povo que jaz nas trevas deste
mundo.
c) Qual é a vitória desta luz? “E as trevas não prevaleceram
contra ela”. Sempre existiu uma luta espiritual entre as trevas e a luz. O Ap.
Paulo reconheceu um conflito espiritual, dizendo: “a nossa luta não é
contra o sangue e a carne e sim contra
os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso,
contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais” (Ef. 6:12). Mas,
como podemos enfrentar esses poderes espirituais? Novamente, o Apóstolo nos
orienta: “Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamos-nos das armas da
luz”, ou seja, “revesti-vos do Senhor Jesus Cristo” (Rm. 13:12-14). A nossa
vitória é sempre “por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Co. 15:57).
Por isso, as trevas não prevalecem contra a luz.
Conclusão: É fundamental à
nossa fé que creiamos na Divindade absoluta de Jesus Cristo. Quando o universo
foi criado, Ele já existia. Sim, tudo o que existe veio a existir por seu
intermédio. E, agora, por causa do pecado humano, Cristo se manifesta como a
luz que resplandece nas trevas, trazendo salvação para todos os que nele crêem.
Quando a Bíblia faz referência ao Filho de Deus, ela fala desta maneira: “O teu
trono, ó Deus, é para todo o sempre” (Hb. 1:8). “Este é o verdadeiro Deus e a
vida eterna” (1Jo. 5:20). Assim, a Igreja fica “aguardando a bendita esperança
e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tt.
2: 13).
Rev. Ivan G. G. Ross
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