Vasos de Honra

sexta-feira, 11 de julho de 2014

O SER HUMANO




Leitura Bíblica: Salmo 8:1-4.

Introdução: Nos primeiros quatro versículos deste Salmo, temos dois contrastes marcantes. No primeiro, vs, 1-2, a magnificência do nome do Senhor e a simplicidade de crianças de peito. Aquele que tem o nome mais sublime “em toda terra”, um nome que está acima de toda a terra, é servido em usar a “ boca  de pequeninos” para suscitar força e para fazer “emudecer o inimigo e o vingador”. Jesus citou o segundo versículo para repreender “os principais sacerdotes e os escribas”. O que a liderança religiosa não estava fazendo, Deus usou “meninos” para proclamar e cantar: “Hosana ao Filho de Davi”, pois reconheceram e acreditaram na messiandade de Jesus Cristo, (Mt. 21:14-16).

No segundo contraste, vs 3-4, vemos a vastidão do universo, que proclama a glória de Deus, e a pequenez do homem, que nem sempre glorifica a Deus como Deus. Aquele que criou tal grandeza tem a condescendência de conceder uma preferência especial para o homem pecador. Quando o pecado entrou no mundo, Deus preferiu salvar homens e não anjos, “Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão”, ou seja, “filhos da promessa, como Isaque” (Gl. 4:28).

Mediante o propósito desses dois contrastes devemos estar preparados para meditar sobre o significado da pergunta no versículo quatro. “Que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites?”.

1. O Estado do Homem. “Que é o homem?” Podemos responder essa pergunta através do exame de dois de  seus estados: Inocência e Culpa.

a) O seu estado de inocência. O próprio Criador nos dá esta gênese: primeiro, a decisão divina: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. E, logo em seguida, o ato: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn. 1:26-27). A Bíblia revela que esta imagem é composta de, pelo menos, quatro elementos: “justiça e retidão”,  (Ef. 4:24); “pleno conhecimento” (Cl. 3:10); e, “ a norma da lei gravada no seu coração” (Rm. 2:15). No início, mediante a devida prática desses quatro elementos, o homem desfrutava de plena comunhão com o seu Criador.

b) O seu estado de culpa. A Bíblia registra: “Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias” (Ec. 7:29). A sua primeira astúcia foi um ato de flagrante desobediência contra a lei que fora gravada indelevelmente sobre o seu coração. “E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2:16-17). Contudo, ele desobedeceu e comeu da árvore proibida, (Gn. 3:6). Quais foram as conseqüências imediatas dessa transgressão da lei de Deus? Adão e Eva “decaíram de sua retidão (inocência) original e da comunhão com Deus, e, assim, tornaram-se mortos em pecado e inteiramente corrompidos em todas as faculdades e partes do corpo e alma. Sendo eles o tronco de toda a humanidade, o delito de seus pecados foi imputado a seus filhos, e a mesma morte em pecado, bem como a sua natureza corrompida, foram transmitidas a toda a sua posteridade, que deles procede por geração ordinária. Desta corrupção original, pela qual ficamos, totalmente indispostos, incapazes e adversos a todo bem e inteiramente inclinados a todo mal, é que procedem todas as transgressões atuais” (Confissão de Fé, 6:2-4). Neste estado, o homem tem uma “inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar” (Rm. 8:7). Como é triste o estado do homem em sua culpa. “Como está escrito: não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há que faça o bem, não há nem um sequer. (...) Não há temor de Deus diante de seus olhos” (Rm. 3:10-12,18).  Essas verdades sombrias nos preparam para ouvir, com gratidão, as verdades que se seguem.

2. O Estímulo do Homem. “Que dele te lembres?”. Apesar do nosso estado de culpa, fomos criados à imagem de Deus, por isso, Ele não se esquece de nós. Essa verdade nos foi revelada a fim de nos estimular e nos encorajar em nossa vida espiritual. Muitas vezes, as lembranças do Senhor se acham em contextos onde o seu povo se encontra em grandes dificuldades. Quando o Senhor viu Israel sofrendo no Egito, Ele disse a Moisés: “Ainda ouvi os gemidos dos filhos de Israel, os quais os egípcios escravizam e lembrei da minha aliança” (Ex. 6:5). E essas lembranças são sempre demonstradas por uma ação de salvamento. “Portanto, dize aos filhos de Israel: eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas do Egito, e vos livrarei da sua servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes manifestações de julgamento” (Ex. 6:6). Anos mais tarde, quando Israel pecou contra o Senhor e foi levado ao cativeiro, eles receberam esta direção: “Se o seu coração incircunciso se humilhar, e tomarem eles por bem o castigo da sua iniqüidade, então, me lembrarei da minha aliança com Jacó, e também a minha aliança com Isaque, e também a minha aliança com Abraão e da terra me lembrarei” (Lv. 26: 41-42). Como podemos explicar essas lembranças do Senhor? Ele mesmo responde: “Antes, por amor deles, me lembrarei da aliança com seus antepassados, que tirei da terra do Egito à vista das nações, para lhes ser por Deus. Eu sou o Senhor” (Lv. 26:45). Deus age em favor de seu povo porque Ele o ama.

Zacarias, o pai de João Batista, ao perceber o cumprimento das profecias messiânicas, confessou que Deus estava lembrando “da sua santa aliança e do juramento que fez a Abraão” (Lc. 1:72-73). Novamente, essa lembrança está no contexto de uma grave necessidade espiritual, quando os homens se encontravam perdidos por causa de seus pecados. “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm. 5:8). Sim, o pecado de seu povo foi julgado quando Cristo deu a sua vida em resgate por muitos. Mas, o que podemos dizer a respeito dos pecados dos ímpios? Quando chegar o  Dia do Juízo Final, Deus se lembrará dos atos iníquos que eles praticaram, e cada um receberá a devida retribuição, (Ap. 18:5-6). À luz desse assunto, devemos orar: “Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias, e das tuas bondades que são desde a eternidade. Não te lembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões. Lembra-te de mim, segundo a tua misericórdia, por causa da tua bondade, ó Senhor” (Sl. 25:6-7). Podemos orar desta maneira, “pois no Senhor há misericórdia; nele copiosa redenção. É ele quem redime Israel de todas as suas iniquidades” (Sl. 130:7-8). As lembranças do Senhor são um forte estímulo para nós. Com isso em mente, estamos preparados para seguir até o próximo ponto.

3. O Esteio do Homem. “E o filho do homem, que o visites?” Eis o esteio que nos sustenta em todas as lidas difíceis da nossa vida: Deus tem prometido nos visitar e amparar quando pedimos o seu auxílio. “Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás” (Sl. 50:15). Assim, podemos sempre dizer: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, e nos suscitou plena e poderosa salvação” como prometera desde a antiguidade, (Lc. 1:68-69). Zacarias estava falando sobre a realidade da vinda de Cristo. Deus nos visitou em seu Filho, Jesus Cristo. O Apóstolo confessou: “Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” (Gl. 4:4-5). Eis a “plena e poderosa salvação” . Cristo, mediante a sua morte substitutiva, nos resgatou da lei e nos concedeu o poder de sermos feitos filhos de Deus, (Jo. 1:12). Devemos meditar, ponderadamente, sobre a maravilha dessas duas verdades. Todos nós nascemos debaixo da lei e da condenação. Quando Cristo nos visitou, Ele nos resgatou e nos libertou dessa condenação conduzindo-nos à vida eterna, onde somos reconhecidos como filhos, membros da família celestial. “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo” (2. Co.  2:14).

Podemos discernir a presença de Deus entre nós através de suas obras de providência. Como o Ap. Paulo comentou: “Porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre os homens, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, deste o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” (Rm. 1:19-20). Assim, quando Cristo realizava milagres, a presença de Deus se manifestava, fazendo o povo confessar: “Deus visitou o seu povo” (Lc. 7:16). E, de modo semelhante, em relação aos gentios que ouviram e acreditaram no Evangelho, a sua conversão foi reconhecida como uma obra de Deus. Como o Ap. Pedro explicou: “Como Deus, primeiramente, visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles (os judeus) um povo para o seu nome” (At. 15:14). Juntamente com o Salmista, confessamos ao Senhor: “Tu visitas a terra e a regas; tu a enriqueces copiosamente. (...) Coroas o ano da tua bondade; as tuas pegadas destilam fartura” (Sl.65-9,11).


Conclusão: Como são preciosas as verdades implícitas no versículo da nossa meditação. “Que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites?”. Embora sejamos “mais amigos dos prazeres que amigos de Deus” (2Tm. 3:4), Ele se lembra de nós, pois fomos criados à sua imagem e para a sua própria glória. Por isso, Ele nos visitou com uma “plena e poderosa salvação”, “pela qual nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Cl. 1:13). Sim, feliz a pessoa que pode confessar por experiência própria: “O Senhor cuida de mim” – Ele se lembra de mim, (Sl.40:17).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário