Vasos de Honra

sábado, 19 de novembro de 2011

A OFERTA DA VIÚVA POBRE




     O que agrada a Cristo é uma liberalidade desprendida. Esta é a lição que Cristo inculcou aos discípulos quando comentou sobre a oferta da viúva pobre. A sua avaliação sobre as ofertas dos ricos e a oferta desta viúva revela que Ele toma conhecimento, não apenas da quantia da oferta, mas, também, o motivo da oferta e maneira como foi dada. “O homem vê o exterior, porém, o Senhor, o coração” – I Sm. 16:7.
     De todos os comentários do nosso Senhor, este, sobre a viúva pobre, talvez seja, o mais esquecido. Existem muitas pessoas que podem citar algo dos discursos doutrinários do nosso Senhor, porém , negligenciam o ensino claro sobre a liberalidade desprendida. A prova disto pode ser verificada através das contribuições para a obra missionária. A prova disto pode ser vista nos relatórios do grande número de pessoas que contribuem com quantidades triviais e que poderiam dar muito mais. A avareza de muitos cristãos professos é um dos pecados mais gritantes dos nossos dias. Os contribuintes para a causa de Cristo são um número reduzido na Igreja Visível. Tão poucos cristãos entendem o eu significa ser “rico para com Deus” – Lc. 12:21. A grande maioria dos membros da Igreja gasta centenas de reais satisfazendo os seus próprios interesses e apenas alguns poucos centavos para a causa de Cristo.
     Devemos lamentar esta realidade e orar a Deus para que Ele corrija esta falta. Devemos orar para que Deus abra os olhos de seu povo, desperte o seu coração  e  conceda-nos  um espírito de liberalidade desprendida. Os cristãos da Macedônia deram “na medida de suas posses e mesmo acima delas” - 2 Co. 8:3. E, antes de tudo, que nós mesmos façamos o nosso dever, contribuindo  alegre  e  liberalmente  para  a  santa e excelsa causa  de  Cristo
enquanto pudermos, pois, depois, não haverá nenhuma oportunidade para contribuir. Vamos dar como aqueles que sabem que os olhos de Cristo estão vendo o que ofertamos. Ele sabe qual a quantia que damos e a quantia que guardamos para nós mesmos. E, antes de tudo, damos como discípulos do Salvador que nos amou e a si mesmo se entregou por nós, para que pudéssemos receber gratuitamente, a vida eterna. “De graça recebestes, de graça dai – Mt. 10:8.
  
 Para Pensar:  É tão fácil condenar os avarentos mencionados na Bíblia, pessoas que amavam o dinheiro a ponto de rejeitar os padrões de Cristo. O que é que nossas contribuições falam a respeito do estado do nosso coração?

(Rev. J. C. Ryle, 1816-1900 – traduzido pelo Rev. Ivan Ross)

Um comentário:

  1. amei o seu comentário, e acho que o que diz é uma realidade. Conheço um pessoa que me diz cresci tanto materialmente falando, que ao entregar os dízimos e as ofertas na casa de Deus,e sendo fiel a sua palavra. Tanto que hoje é possível contribuir e doar 90% de minhas arrecadações.
    E ainda ficarei muito bem sucedido.
    Será que os seres humanos é capaz de agir assim?

    ResponderExcluir