Vasos de Honra

sábado, 12 de novembro de 2011

A Falência da Religião


Romanos 2. 17-29

"Tu, que te glorias na lei, desonra a Deus pela transgressão da lei?" Rm 2:23

Observamos que o alvo do apóstolo Paulo é revelar a pecaminosidade de todos os povos, gentios e judeus. Na leitura de Romanos 2: 17-29, os religiosos são observados: "Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas  os que praticam a lei hão de ser justificados."

1. Uma Forma de Familiaridade Nos versículos 17 a 20, o apóstolo Paulo enumera onze vantagens da religião revelada nas Escrituras Sagradas. Os religiosos, com muita razão, glorificavam-se nestes privilégios. Mas nos versículos 21 e 24, o apóstolo dá uma aplicação  destas vantagens à vida prática. O religioso tem que ser algo mais que mero falador, ele tem que ser praticante de sua religião.

Observe os cinco casos que ele cita: O ensino é sempre para outrem, o roubo, o adultério, a idolatria, e a transgressão da lei são falhas de outras pessoas, mas nunca dos religiosos que se cegaram pela justiça própria. Por causa dessas incoerências, o nome de Deus é blasfemado entre os que não têm a mesma religião.

2. Uma forma de Falsidade, Não há nenhuma vantagem em ser um simples circuncidado (batizado). A mera religião não salva ninguém. O verdadeiro religioso é aquele que o é interiormente, que é nascido de novo pelo poder do Espírito Santo.

Oração: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário