Vasos de Honra

sábado, 26 de novembro de 2011

QUEM É AQUELE QUE NASCEU EM BELÉM?



Introdução: Desde o livro de Gênesis, muitas referências são encontradas a respeito de um Salvador, vindo da parte de Deus, cuja missão seria salvar o seu povo dos pecados deles. “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (estes são títulos de Deidade); para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, deste agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto” Is 9:6-7. A mãe deste menino seria uma virgem, isto é, uma jovem que nunca tivera relação sexual com homem algum. Is. 7:14; Lc. 1:34

Na “plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher” Gl.4:4. O anjo Gabriel foi enviado da parte de Deus “ a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo  nome era José; e a virgem chamava-se Maria. E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida; o Senhor é contigo. Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação. Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz a um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.” Ao receber esta declaração, Maria pediu maiores esclarecimentos. “Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?” E, numa linguagem singularmente sublime, o anjo descreveu o que aconteceria  para que se pudesse realizar um nascimento virginal e sobrenatural. “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.” Com esta explanação, Maria se apresentou, dizendo, humildemente: “Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra.”.

Tanto Maria, como José, seu noivo, receberam a incumbência para dar ao menino o nome de Jesus, “porque Ele salvará o seu povo dos pecados deles” Mt. 1:21. Este menino recebeu mais um nome descritivo : “E Ele será chamado Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)” Mt. 1:23. Quando ajuntamos os dois nomes, Jesus e Emanuel, somos constrangidos a reconhecer que “Ao Senhor pertence a salvação” Jn. 2:9. “Eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador” Is. 43:11. E, no Novo testamento, Jesus Cristo é “o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem” Hb. 5:9. O Apostolo Paulo, reconhecendo a  Deidade absoluta, exclamou: “O nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” Tt. 2:13.

Em nossa leitura, temos três frases que descrevem a exaltada Pessoa de Jesus Cristo, aquele que veio ao mundo mediante um nascimento virginal e sobrenatural, aquele que, ‘subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhança de homens; reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” Fl 2:6-8. “ Pois conheceis a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza vos tornásseis ricos” – tendo obtido por nós a salvação eterna, Hb.5:9.

1. A Descrição do Filho. “Este ( o menino que havia de nascer) será grande e será chamado Filho do Altíssimo.” Grande no sentido de poder sobre todas as coisas. “Repousará sobre ele o Espírito do Senhor” dando-lhe uma primazia singular, Is. 11:2; Lc. 4:18. Esta superioridade foi reconhecida e confessada pelas multidões.

a) Grande na área do ensino. Nos dias do Novo testamento, os escribas eram os intelectuais, mas Jesus os excedeu em tudo. Depois de ouvir o famoso Sermão do Monte, as multidões estavam “maravilhadas da sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas” Mt. 7:28-29. Muitas vezes, os fariseus vieram para o experimentar, mas, em cada armadilha, Jesus os venceu a ponto que “ninguém mais ousava interrogá-lo” Mc. 12:34.

b) Grande na área de autoridade. Ele curava toda sorte de doenças; e, com o mesmo poder, acalmou o mar, constrangendo os discípulos a exclamar: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” Mc. 4:35-41

c)Grande na área de exclusividade. Ele veio como o grande “Eu Sou” uma frase que exclui qualquer outro participante. Vejam os textos, Jo. 6:35; 8:12; 10:7,8,11,14; 11:25-27. E, especialmente, a sua auto-revelação. Quando interrogado: “És tu o Cristo, o Filho do Deus Bendito? Jesus respondeu: Eu sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do Todo-poderoso vindo sobre as nuvens dos céus” Mc. 14:61-62. Cristo é o único que pode conceder a vida eterna ao pecador, Jo.10:28. O Apostolo Pedro enfatizou esta exclusividade, dizendo: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” At. 4:12.

Cristo tem essa singularidade porque Ele é “Filho do Altíssimo.” Na bíblia, a frase “Filho de Deus,” no singular,sempre se refere a Jesus Cristo e nunca a nenhum outro ser. Os judeus entenderam este título em termos de Deidade absoluta. Vejam o raciocínio deles em João 5:18; 10:36-38. Jesus Cristo é chamado: “o nosso grande Deus e Salvador” Tt. 2:13. E como “o verdadeiro Deus e a vida eterna” 1 Jo. 5:20. Ele tem o nome que está “acima de todo nome” Fl. 2:9.

2. A Designação do Filho. “Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi seu pai.” É necessário fazer alguns esclarecimentos:

a) Quanto à relação entre Cristo e Davi. Em linguagem típica e profética, Davi era o antecessor de Cristo. “Com  respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi e foi designado (e proclamado) Filho de Deus com poder ( a voz do Pai fez esta proclamação: “Este é meu Filho amado, em quem me comprazo” Mt. 3:17) segundo o Espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor” Rm 1:3-4. A ressurreição de Cristo dentre os mortos foi a prova inegável da sua Deidade. Ele foi reconhecido como o prometido Salvador, por causa da sua descendência, segundo a carne, da linhagem de Davi, Mt. 21:4-9.

b) Quanto ao trono de Davi. Novamente, em linguagem típica e profética, o reino material de Davi prefigurava o reino espiritual de Cristo. Davi recebeu esta promessa: “Porém a tua casa ( a de Davi)  e o teu reino serão firmados para sempre diante  de ti; teu trono será estabelecido para sempre” 2 Sm. 7:16. Entendemos que a casa de Davi, bem como o seu trono material, não mais existem, contudo, a promessa fala de uma existência “para sempre.” Acreditamos que a promessa se refere ao reino espiritual que Cristo ocupa, pois só Ele tem esta eternidade. A Escritura endossa esta conclusão: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas cousas às Igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante estrela da manhã” Ap. 22:16. Jesus Cristo é grande, porque Ele é o Herdeiro das promessas que Davi recebeu.

3. A Desinibição do Filho. “Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.” (não será inibido, nem interrompido). A casa de Jacó representava a nação israelita, que era a Igreja do Antigo Testamento. Quando veio ao mundo, Jesus anunciou: “Edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mt. 16:18. A igreja do Antigo Testamento cedeu seu lugar para a Igreja do Novo Testamento. As instituições do Antigo Testamento foram removidas a fim de dar lugar  para o reino de Deus. O trono de Davi deu seu lugar para o trono de Cristo. A vontade de Deus estava atuando sobre as estruturas que os homens conheciam. “Remove o primeiro para estabelecer o segundo” Hb. 10:9. A novidade do reino espiritual foi prometida a Cristo. “Foi lhe dado o domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído” Dn. 7:14; Ap. 7:9-10.

Agora, devemos fazer duas perguntas. Onde está o reino de Deus? Cristo respondeu esta pergunta antiga:“Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós” Lc. 17:20-21. Está no coração e na vida de todos aqueles que tem o Deus de Jacó como o seu refúgio. Cristo “reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e seu reinado não terá fim.” Na verdade, a primeira pergunta responde a segunda. Qual a evidência de que o reino de Deus está presente na vida de uma dada pessoa? A resposta é óbvia. Está presente na vida de todos aqueles que obedecem a Cristo, e se submetem a seu reino. “Porque o reino de Deus não é comida, nem bebida (valores materiais), mas de justiça, de paz e alegria no Espírito Santo” Rm. 14:17. O reino de Deus se torna evidente na vida de uma pessoa mediante o seu procedimento. Ela pratica a justiça para com seu próximo, procura viver em paz com todos e tem a alegria de Espírito Santo transbordando em seu coração.

Quem é aquele que nasceu em Belém? É o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Nele, temos a esperança da vida eterna. Neste Natal, desejamos que Cristo seja conhecido  como Ele o é: O Salvador. Vamos gravar em nossos corações esta verdade: ‘Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” Jo 3:16

Meditação para Natal, 2009
Rev. Ivan G. G. Ross.

Um comentário:

  1. Rev. Ivan, ( IPBV ) lindo estudo, mensagem sempre tocante sobre o nascimento de nosso amado mestre. Por favor o senhor poderia me informar o aitor do desenho que ilustra sua mensagem, gostaria de adiciona-la em um livreto sobre o Natal que estou escrevendo. meu e mail é mercimerilucia@hotmail.com. ficarei muito grata.

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