Vasos de Honra

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O Novo Nascimento




Leitura: João 3: 1-8

“O que é nascido da carne, é carne; o que é nascido do Espírito, é espírito ... Importa-vos nascer de novo” (Jo. 3:6-7)

Este texto é muito importante. Em linguagem inequívoca, Jesus descreve a única maneira pela qual poderemos ver o reino de Deus. Todos têm de experimentar o poder do novo nascimento.

1. O Encontro (vs. 1-2). Nicodemos era muito conhecido e por isso tinha medo de ser visto com Jesus em pleno dia. Mas ele tinha uma sensibilidade espiritual e logo reconheceu que Jesus veio da parte de Deus pelos sinais que Ele mostrava.

2. O Encoberto (vs. 3-4). Jesus “conhecia a todos” inclusive a real necessidade de Nicodemos. Assim, sem qualquer rodeio, Ele anunciou a necessidade inadiável do novo nascimento.

3. O Ensino (vs 5-6). Jesus ensina a Nicodemos a verdadeira natureza do novo nascimento: a) É uma purificação total, tanto do interior como do exterior; b) É a implantação de uma nova natureza, é o nascimento pelo Espírito Santo.

4. O Encerramento (vs 7-8). O ensino sobre o novo nascimento causa perplexidade em muitos, mas Jesus esclarece: Este novo nascimento age como o vento; o Espírito de Deus invade a pessoa de tal forma que todos podem ver as mudanças efetuadas.

Temos provas do novo nascimento em Nós?

Rev. Ivan G. G. Ross

Nenhum comentário:

Postar um comentário