Vasos de Honra

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O NATAL





O Natal é o pleno cumprimento de João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito.” Ao chegar ao mundo, Jesus foi comissionado com vários títulos, nomes que descrevem a sua missão e o seu relacionamento com Deus o Pai. Mencionamos apenas três:

O primeiro é: “E lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt. 1:21). O nome “Jesus” significa Salvador. Quando Jesus nasceu, foi anunciado aos pastores: “Hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc. 2:11). Jesus nasceu encarregado de realizar uma missão específica. Ele veio para “salvar o seu povo dos pecados deles.” Salvação inclui três passos distintos: redenção, libertação do povo da pena da morte; perdão de  todos os seus pecados; e a promessa da vida eterna. Jesus não salva, indiscriminadamente, todas as pessoas; Ele veio para “salvar o seu povo”, isto é, os que nele crêem.

O segundo é: “E ele será chamado de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)” (Mt. 1:23). Cristo veio para revelar a verdadeira natureza de Deus, o Pai (Jo. 1:18). Jesus, sendo “o resplendor da glória e a expressão exata de seu Ser” (Hb. 1:3) podia dizer a Filipe: “Há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (Jo. 11:9). De fato, Cristo é Deus conosco. Neste contexto, Ele disse “ Eu, eu sou o Senhor,  e fora de mim não há salvador” (Is. 43:11).

O terceiro é: “E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt. 3:17). Embora não seja um nome próprio, a designação indica a união inseparável entre o Pai e o Filho. Cristo declarou: “Eu e o Pai somos um” (Jo. 11:30). Ele é o Filho amado porque realizou tudo o que era necessário para que pecadores pudessem ser redimidos, perdoados e feitos herdeiros da vida eterna.

Que este Natal seja uma celebração de ação de graças por tudo o que Cristo é e faz.  Cantemos com os anjos: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na Terra entre os homens, a quem Ele quer bem” (Lc. 2:14).


Rev. Ivan G. G. Ross   

Nenhum comentário:

Postar um comentário