Vasos de Honra

sábado, 7 de julho de 2012

Cristo Elogia as Partes da Sua Igreja,



Quando a Igreja deu seu testemunho falando sobre a superioridade de seu Amado, ela escolheu dez partes do corpo de Cristo para descrever as suas perfeições. Aqui, Cristo, por sua vez, também escolheu dez partes do corpo humano para elogiar as excelências da sua Igreja. Convém lembrar que estamos lidando com uma linguagem poética e alegórica.

(1) A primeira parte do corpo humano que recebe destaque são os pés. “Que formosos são os teus passos dados de sandálias, ó filha do príncipe” V.1a. Cristo está sempre atento para observar a maneira pela qual o seu povo anda. Sabendo disto, o Salmista orava: “Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniqüidade alguma” Sl.119:133. O grande objetivo do cristão é vigiar, para que não contamine as suas vestiduras, a fim de poder andar com Cristo, Ap.3:4. Aqui, a Igreja está andando com os “pés nos sapatos”, um sinal de dignidade. Andar descalço era sinal de tristeza e degradação. Os presos, para serem humilhados, eram obrigados a andar “despidos e descalços” Is.20:4. Davi, fugindo de Absalão, saiu de Jerusalém chorando e andando descalço, a fim de manifestar a sua humilhação, 2 Sm.15:30. Mas a Igreja não está triste e nem andando descalça, porque ela é “filha do príncipe”, e está com os “pés nos sapatos” (versão corrigida), andando de modo digno da vocação a que foi chamada, Ef.4:1. Os sapatos que a Igreja usa são especiais, porque são parte da “armadura de Deus”. Ela é exortada: “Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz” Ef.6:15. A Igreja tem a paz de Deus reinando em seu próprio coração, e, por causa disto, tem o direito de proclamar o “evangelho da paz”. Esta mensagem ensina como o pecador pode ser perdoado e justificado, a fim de experimentar a paz com Deus em seu coração, Rm.5:1. A Igreja é despenseira dos mistérios de Deus. “Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel” 1 Co.4:1-2.

Notemos agora o título que a Igreja recebe. Ela é a “filha do príncipe”. Em Salmo 45:13, ela é chamada “a filha do Rei”. O Ap. Pedro descreveu a Igreja como um “sacerdócio real”, 1 Pe.2:9. Como podemos justificar esses títulos de realeza? Todos aqueles que recebem Cristo como Salvador, recebem o poder de serem feitos filhos de Deus, Jo.1:12. Ele mesmo promete: “E eu vos receberei, serei o vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso” 2 Co.6:17-18. Temos esta realeza por causa do novo nascimento. Somos nascidos lá do alto, nascidos de Deus; somos feitura dele segundo a imagem do Rei dos reis e guiados pelo Espírito Santo. Embora sejamos plebeus e desprezíveis, fomos feitos “filhos do príncipe” em virtude da nossa união vital com Cristo. Este título é dado para nos encorajar e para que compreendamos melhor a “soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”, e para nos constranger a viver de modo digno do Senhor, “para seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus” Fl.3:14; Cl.1:10.

(2) “Os meneios dos teus quadris são como colares trabalhados por mãos de artista” V.1b. Cada parte do corpo tem seu valor especial. Os quadris, por causa da sua flexibilidade, dão estabilidade e direção decidida para os pés. O Salmista exclamou: “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra” Sl.139:14-15. O Ap. Paulo, ao observar as partes da Igreja de Cristo, falou do “auxílio de toda junta segundo a justa cooperação de cada parte” Ef.4:16. Quando os quadris têm uma falha, os pés não conseguem caminhar numa linha reta. Cristo elogiou os meneios da Igreja porque não andava “segundo a carne, mas segundo o Espírito” Rm.8:4. O Salmista fazia esta oração: “Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma” Sl.143:8. 

(3) “O teu umbigo é taça redonda, a que não falta bebida” V.2a. O umbigo tem uma influência sobre as entranhas do corpo e promove a saúde delas. A Bíblia nos ensina: “Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isso será remédio para o teu umbigo e medula para os teus ossos” Pv.3:7-8. O temor do Senhor é uma fonte de saúde para a totalidade do nosso ser. A Palavra de Deus, descrevendo a situação deplorável do pecador em seu estado natural, registra: “Quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água para te limpar, nem esfregada com sal, nem envolta com faixas”. Mas, quando este mesmo povo passa a temer ao Senhor e se arrepende da sua imundícia, é recebido e purificado. Ez.16:4-9. Veja o contraste entre um “umbigo não cortado” e um “umbigo que não falta bebida”. O primeiro é uma situação de negligência e de penúria; o outro é motivo de alegria por causa de seu zelo em suprir as necessidades da sobrevivência. Cristo elogiou a sua Igreja porque reconheceu que ela, como uma “taça redonda, a que não falta bebida”, está pastoreando, diligentemente, o povo redimido e salvo pela graça de Deus. Os oficiais da Igreja em Éfeso receberam esta exortação urgente: “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” At.20:28. 

(4) “O teu ventre é monte de trigo, cercado de lírios” V.2b. O ventre alimenta todos as demais partes do corpo. Por isso, devemos observar duas verdades: Primeira, o ventre não produz por si mesmo o alimento, ele apenas o distribui. Segunda, o ventre depende de providências externas para poder distribuir o alimento. A Igreja não tem vida em si mesma; ela recebe a sua vida e todos os meios da sua sobrevivência em virtude da sua união vital com Cristo. O ventre é visto como “monte de trigo” a fim de evidenciar a superabundância da providência de Cristo. O Apóstolo encorajou a Igreja em Filipos, dizendo: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma das vossas necessidades” Fl.4:19. Devemos lembrar que este suprimento está exclusivamente “em Cristo”. Ele mesmo afirmou: “Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim” Jo.15:4. Esta providência, de necessidade, não é um mero suprimento de coisas básicas, ela também inclui uma preciosa irmandade, “cercada de lírios”, os irmãos na fé. Como o Ap. Paulo confessou: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” Ef.1:3. 

(5) “Os teus seios, como duas crias, gêmeas de uma gazela” V.3. Esta comparação recebeu a sua interpretação no Capítulo 4:5. É um quadro de saúde e de produtividade. A Igreja foi constituída a fim de reproduzir-se e sustentar estes novos membros. O sinal da bênção do Senhor era o nascimento de filhos, enquanto que a esterilidade era entendida como uma repreensão da parte de Deus. Quando Isabel, que era estéril, se achou grávida, ela disse: “Assim me fez o Senhor, contemplando-me, para anular o meu opróbrio perante os homens” Lc.1:25. Assim, uma Igreja local que não está produzindo frutos é sinal de algo errado. Devemos orar para que a Palavra de Deus “se propague e seja glorificada” 2 Ts.3:1. Coloquemos os interesses humanos em segundo lugar para que os interesses do Senhor tenham a proeminência. 

(6) “O teu pescoço, como torre de marfim” V.4a. Esta comparação recebeu a sua interpretação no Capítulo 4:4. Aqui, em vez de ser “como a torre de Davi”, o pescoço é “como a torre de marfim”, denotando a sua preciosidade. A fé que a Igreja tem em Jesus Cristo é “muito mais preciosa do que ouro perecível” 1 Pe.1:7. Esta é a fé que agrada a Deus, a fé que devemos almejar e pedir: “Senhor, aumenta-nos a fé” Lc.17:5. 

(7) “Os teus olhos são as piscinas de Hesbon, junto à porta de Bate-Rabin” V.4b. Estas piscinas, de água cristalina, foram usadas como espelhos pelos pedestres, porque, quando alguém olhava para dentro da água, podia ver a imagem de seu rosto. Cristo elogia a Igreja por sua disposição humilde e penitente, pois, ao passar pelas piscinas de Hesbon, contemplando a sua própria pessoa nas águas refletoras, orava: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” Sl.139:23-24. A Igreja sabe que foi escolhida antes da fundação do mundo, a fim de viver uma vida santa e irrepreensível, como na presença de Deus. Por isso, ela se preocupa em ter uma vida impecável e agradável ao Senhor. Devemos imitar o Ap. Paulo quando, perante o Sinédrio, testificou: “Varões, irmãos, tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência até ao dia de hoje” At.23:1. E logo acrescentou: “Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens” At.24:16. Recebemos este encorajamento das Escrituras Sagradas: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, (...) aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel” Hb.10:19,22,23. 

(8) “O teu nariz, como a torre de Líbano, que olha para Damasco” V.4c. O nariz, a parte mais proeminente no rosto, sugere a idéia de vigilância (como a torre de Líbano). A  localização desta torre era destacada, ela olhava para Damasco, na Síria, onde o inimigo de Israel habitava, e de onde fazia as suas incursões contra os Israelitas. Portanto, uma vigilância maior era necessária. Semelhantemente, a Igreja tem um inimigo feroz às suas portas. O Ap. Pedro escreveu: “Sede sóbrios e vigilantes, o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firme na fé” 1 Pe.5:8-9. Mas, temos outro inimigo ainda mais chegado: os restos da nossa natureza carnal. O Ap. Paulo lamentava: “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro e sim o que detesto” Rm.7:15. Por isso, Cristo disse: “Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha” Ap.16:15. A Igreja em Filadélfia recebeu esta promessa: “Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra” Ap.3:10. Portanto, vamos seguir a mesma atitude do profeta que disse: “Por-me-ei na minha torre de vigilância, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa” Hc.2:1. 

(9) “A tua cabeça é como o monte Carmelo” V.5a. À semelhança deste monte, a cabeça é a parte mais importante do corpo; dela, todos os demais membros recebem a sua direção, e, de uma maneira específica, a nossa mente. Em certo sentido, é a nossa mente que determina as nossas atitudes diante de Deus e dos homens. “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma (mente), de todo o teu entendimento e de toda a tua força” Mc.12:30. E o Ap. Pedro nos orienta: “Finalmente, sede todos de igual ânimo (mente), compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isso mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança” 1 Pe.3:8-9. O verdadeiro culto a Deus envolve o pleno uso da nossa mente. É possível realizar um tipo de culto, sem incluir a mente, mas é um culto infrutífero, isto é, um culto que não edifica e nem glorifica a Deus. Então, como devemos cultuar a Deus? O Ap. Paulo responde: “Orarei com o Espírito, mas também orarei com a mente, cantarei com o Espírito, mas também cantarei com a mente” 1 Co.14:14-15. Cristo tem prazer em ver a sua Igreja em oração, e, enquanto esperamos as devidas respostas, Ele guardará o nosso coração (emoções) e a nossa mente (pensamentos) com a sua paz, Fl.4:7. Portanto, a fim de desfrutar de uma vida cristã mais expressiva, temos de “cingir” a nossa mente, ser sóbrios e esperar inteiramente na graça que nos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo, 1 Pe.1:13. 

(10) “A tua cabeleira, como a púrpura” V.5b. Nenhuma parte da nossa pessoa é insignificante aos olhos de Cristo. Até os cabelos são como a púrpura, algo muito precioso. Quando Cristo estava encorajando os seus discípulos a uma confiança maior na providência divina, Ele usou duas figuras muito sugestivas: “Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento do vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos estão contados. Não temeis, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais” Mt.10:28-31. O Ap. Paulo fez uma referência ao cabelo da mulher que, quando coberto, era sinal da sua sujeição às autoridades instituídas na Igreja, 1 Co.11:10. É isto que agrada o Senhor Jesus, vendo a sua Igreja em plena sujeição à sua autoridade, Ef.5:24.

As descrições de Cristo são encerradas com uma lembrança da amabilidade da Igreja. “Um rei está preso nas tuas tranças”. V.5c. Até um rei pode ficar impressionado ao ver o procedimento submisso da Igreja diante da autoridade de seu Senhor. O Ap. Pedro faz uma referência ao poder da Igreja quando o seu procedimento é santo e irrepreensível. É possível ganhar o descrente para Cristo, “por meio do procedimento da esposa” 1 Pe.3:1. O Ap. Paulo, insistindo sobre a importância do nosso procedimento diante das pessoas mais fracas na fé, disse: “Por causa da tua comida (individualismo egoístico), não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu” Rm.14:15. “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” 1 Co.15:58.

Rev. Ivan G. G. Ross

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