Vasos de Honra

sábado, 26 de maio de 2012

O Conhecimento da vontade de Deus


Há duas coisas indispensáveis na vida do cristão: Um conhecimento esclarecido de seu dever; e a prática consciente deste dever. Pode existir conhecimento sem praticá-lo, porém, não pode existir a prática de alguma coisa sem o conhecimento dela.

E Deus, como o nosso Criador, foi servido em dar-nos o conhecimento da sua vontade através dos dez mandamentos, a fim de orientar o nosso comportamento espiritual e moral.
Vamos considerar as circunstâncias nas quais estas leis foram dadas: 

1. A sua promulgação.

O povo teve de passar dois dias em preparo espiritual, em santificação, a fim de ouvir a voz de Deus. É necessário preparar os nossos corações a fim de ouvir convenientemente a palavra de Deus

2. A sua unicidade.
Os dez mandamentos são tão importantes que Deus mesmo os entregou publicamente. Não houve nenhuma outra ocasião quando Deus revelou a sua vontade desta maneira. E quando estas leis foram escritas sobre tábuas de pedra, foi a obra do dedo de  Deus. Podemos perceber que Deus deu uma honra especial a estas leis.

3. As suas fontes.
As suas fontes são o amor de Deus, um amor remidor. “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão” (Ex. 20:2).  Às vezes as manifestações divinas são temíveis, como nesta ocasião, mas é o amor de Deus que sobrepuja todas as circunstâncias. A cena da crucificação de Cristo foi terrível, porém, Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito. 

4. A sua continuidade.
Os dez mandamentos não são um plano de salvação, são uma revelação da vontade santa de Deus, e continuam assim em pleno vigor. E, para estabelecer a sua continuidade, Deus os escreveu sobre os corações de todos os que são nascidos de novo.

Os primeiros cinco mandamentos são as nossas obrigações diante de Deus e cada um é qualificado com a frase: “O Senhor teu Deus”, a qual não aparece nos últimos cinco. Os nossos pais não os nossos próximos, eles têm uma posição especial. Para a criança, os pais representam a autoridade divina. O filho que desobedece a seus pais está pecando contra Deus, recusando a autoridade em sua vida.

O Apóstolo Paulo disse que a lei é espiritual, abrangendo não somente os atos exteriores, mas também as atitudes escondidas em nossos íntimos.  A lei revela o erro do nosso comportamento. O pecado tirou de nós o nosso senso de santidade, por isso, pela lei, o Espírito Santo nos convence do pecado.

A lei nunca é passiva, ela abençoa os obedientes com promessas valiosas, mas pronuncia castigo aos desobedientes. Há muito mais do que dez pecados, porém, todos são incluídos nestes dez.

Rev. Ivan G. G. Ross

Nenhum comentário:

Postar um comentário