Vasos de Honra

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A ORIGEM E AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO


Leitura Bíblica: Gênesis 4:3-16 (A vida de Caim) 

1. A Origem do Pecado. “Deus criou o homem reto” Ec.7:29, isto é, Adão, no princípio, era um ser moral e espiritualmente perfeito, porém, com a possibilidade de sofrer uma mudança. Por que Deus o criou assim? Sabemos que Deus podia tê-lo criado sem a perspectiva de mudança e sem uma responsabilidade moral e espiritual. Mas Deus queria um ser que pudesse amá-lo e obedecê-lo por livre e espontânea escolha, sem a imposição de uma obrigação involuntária. O alvo foi um amor e uma obediência que emanassem do coração. Por isso, Deus sujeitou o homem a uma prova de integridade, moral e espiritual. 

Deus, ao contemplar o jardim cheio de árvores frutíferas, mais do que suficientes para o sustento do casal, disse a Adão: “De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” Gn.2:16-17. Sabemos que o homem não resistiu à tentação, e perdeu a sua retidão, comendo da árvore proibida, Gn.3:6. O Ap. Paulo observou: “Porque como, pela desobediência de um só homem (Adão), muitos se tornaram pecadores” Rm.5:19. Esta é a origem do pecado entre a humanidade. A Bíblia define o mal dizendo: “O pecado é a transgressão da Lei” 1Jo.3:4. Portanto, todo e qualquer pecado é uma manifestação de desobediência e uma rejeição audaciosa da autoridade de Deus, o seu Criador. 

2. Os Pecados de Caim. Agora que o pecado entrara na vida do homem, a Bíblia registra a sua rápida multiplicação. Adão cometeu o primeiro pecado, e, Caim, seu filho primogênito cometeu os próximos pecados registrados na Bíblia. Nesse sentido, a história de Caim é de suma importância para nos ensinar como o pecado se amplia. Quais são alguns destes pecados? 

a) Ele desobedeceu a Deus em seu ato de culto. A primeira, e a principal lei para toda a humanidade é: “Amarás (obedecerás, Jo.14:15) o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento” Lc.10:27; Mt.22:38. Prestamos culto a Deus obedecendo aos princípios que Ele mesmo prescreveu. O sacrifício de um cordeiro foi a maneira indicada por Deus para um culto aceitável, porque, sem o derramamento de sangue, não há remissão, Hb.9:22. Para ter acesso à presença de Deus, o pecado tem que ser perdoado mediante os méritos do sacrifício. Caim desobedeceu, oferecendo a Deus “o fruto da terra”, em flagrante desprezo à ordem do seu Criador. Não podemos inventar o nosso próprio modo de cultuar a Deus. Devemos perguntar a nós mesmos (especialmente em nossos dias de tanta mudança): o culto que estou prestando a Deus tem o respaldo das Escrituras Sagradas? A Bíblia tem este comentário sobre a vida deste homem infeliz: “Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que amemos uns aos outros; não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou o seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras (seu culto) eram más, e as do seu irmão (seu culto) justas” 1Jo.3:11-12. Um culto errado é a evidência da presença de pecado na vida daquele que o presta. Desta rejeição de Deus, ou, da rebelião contra as suas ordens, nascem todos os demais pecados. O Salmista faz uma pergunta urgente: “Quem há de permanecer no seu santo lugar?” E logo vem a resposta irrefutável: “O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade (de um culto errado), nem jura dolosamente” Sl.24:3-4. Cuidado com as nossas atitudes quando procuramos cultuar a Deus. Ele não aceita invenções humanas. 

b) Ele desobedeceu a Deus permitindo pensamentos errados entrarem em seu coração. O homem que não respeita a autoridade de Deus, também não consegue respeitar os direitos de seu próximo. Quando Caim percebeu que Deus rejeitara a sua oferta, ficou irado e descaiu-lhe o semblante. Em outras palavras, por não ter mais o temor de Deus, ele cultivou todo tipo de pensamentos perigosos. Temos a responsabilidade de peneirar e levar “cativo todo pensamento à obediência de Cristo 2Co.10:5. Deus viu as intenções que jaziam à porta do coração de Caim e lhe disse: 

“O seu desejo será contra ti, mas a ti, cumpre dominá-lo”. Pensamentos errados podem dar à luz a um pecado consumado, como no caso de Caim. Temos a responsabilidade moral de rejeitá-los; e o caminho certo para alcançar esta vitória é substituir o errado pelas verdades puras das Escrituras Sagradas, lendo e meditando sobre elas todos os dias. Não existe uma mente vazia, ela foi criada para ser habitada. Vamos manifestar a plenitude do Espírito Santo em nossa vida, cultivando pensamentos que agradam a Deus, Ef.5:15-20. 

c) Ele desobedeceu a Deus quando assassinou o seu próprio irmão. Vamos reconhecer que este assassinato foi o resultado de pensamentos errados. O Ap. Tiago escreveu: “A cobiça (pensamentos inconvenientes), depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” Tg.1:15. A Bíblia ensina: “O salário do pecado é a morte” Rm.3:23. Mas, quando Adão pecou, a sua morte não foi imediata. Por quê? Porque Deus, em sua muita misericórdia, quis lhe dar tempo para se arrepender. Contudo, as dores da morte começaram e o perseguiram durante todos os dias da sua vida. Caim, por não ter se arrependido, passou a experimentar todo tipo de angústias emocionais que lhe causaram sofrimentos incessantes. A Bíblia nos adverte: “De Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” Gl.6:7. 

3. As Consequências do Pecado de Caim. Quando o Salmista pecou, ele descreveu a sua agonia, dizendo: “Enquanto calei os meus pecados (não os confessando), envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio” Sl.32:3-4. Quais foram alguns dos sofrimentos de Caim? 

a) Deus o amaldiçoou, isto é, retirou dele as suas bênçãos sustentadoras, deixando-o exposto a colher todas as consequências negativas de seus pecados. “E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem cousas inconvenientes” Rm.1:28. 
b) Ele perdeu a sua paz e comunhão com Deus, bem como a relação harmoniosa com seu irmão. “Para os perversos, diz o meu Deus, não há paz” Is.57:21. “Vem a destruição; eles buscarão paz, mas não há nenhuma. Virá miséria sobre miséria” Ez.7:25-26. Uma vida sem paz é uma vida sem esperança, Ef.2:12. 
c) Ele passou a ser fugitivo e errante, sempre correndo para uma ou outra direção; buscando segurança e alento, mas não os achando; experimentando prazeres carnais, somente para descobrir que tais coisas são vazias e sem substância, um correr atrás do vento, Ec.2:17. 
d) Ele tinha medo de ser assassinado. Seu próprio crime se levantou contra ele para o atormentar. “Tomam-se de grande pavor, onde não há a quem temer” Sl.53:5. Uma consciência revoltada contra o seu próprio dono causa sofrimentos indescritíveis. “Acusados pela própria consciência” Jo.8:9. 
e) Em vez de se arrepender, Caim preferiu continuar em sua loucura. Ele mesmo impediu a possibilidade de ser perdoado. A sua história termina com este registro: “Retirou-se Caim da presença do Senhor.” Retirou-se para viver uma vida de acordo com a sua própria vontade. Ele não quis que Deus reinasse sobre a vida dele. O salário do pecado se cumpriu na experiência deste homem. 

4. Uma Palavra de esperança.  Apesar da desobediência intencional do homem, a Bíblia afirma: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” Jo.3:16. Deus não tem prazer na morte do pecador, Ez.18:23,32. Por que Deus deu o seu Filho? Ele o enviou para buscar e salvar pecadores, Lc.19:10. O que significa crer em Jesus Cristo? Temos que conhecer, entender e confiar em tudo o que Ele fez por nós quando morreu em nosso lugar na cruz do Calvário. Ele veio para dar a sua vida em resgate por muitos, isto é, pagar com a sua própria vida o preço da nossa salvação. Em Cristo, temos a redenção, pelo sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, Ef.1:7. Eis a essência do evangelho, a redenção e o livramento do poder escravizador do pecado; e, remissão, o perdão de todos os nossos pecados. Em relação ao nosso pecado, o próprio Senhor disse: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro” Is.43:25. Quando descansarmos nestas verdades seremos salvos. Quais são os passos essenciais para que alcancemos a salvação? 

a) Fé em Jesus Cristo, acreditando e confiando em tudo o que Ele fez por nós quando morreu como o nosso substituto na cruz do Calvário. 
b) Arrependimento, o abandono de todas as práticas pecaminosas, inclusive aqueles pensamentos errados que jazem à porta do nosso coração. 
c) Dando um bom testemunho da nossa fé e esperança em Jesus Cristo, mediante uma vida santa e irrepreensível. 

A promessa das Escrituras Sagradas é esta: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa” At.16:31. Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda a certeza desta gloriosa salvação. 



Rev. Ivan G. G. Ross. 
Itajubá, 30 de Junho de 2010 

3 comentários:

  1. Com licença, essa palavra é uma b~enção, mas não estou visitando ao site de Juazeiro do Norte, como mostra o registro e, sim, de Crato-Ce, a cidade vizinha. Fiquei chateado com isso.

    ResponderExcluir
  2. Esta mensagem foi para mim uma bênção, mas não estou visitando ao site direto de Juazeiro do Norte, como indica o registro e, sim, direto de Crato-CE, cidade vizinha a Juazeiro, que deu origem a esta. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. nossa palavra uma bênção, gostei muito era do que eu estava precisando no momento... :-)

    ResponderExcluir