Vasos de Honra

domingo, 15 de setembro de 2013

OS LIMPOS DE CORAÇÃO




“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” ( Mt. 5:8)

A partir da quinta bem-aventurança, até a sétima, discernimos uma ligeira mudança de ênfase. As primeiras quatro descrevem as características constantes em todos os cristãos. As próximas três bem-aventuranças retratam a manifestação  visível de humildade, arrependimento, mansidão e fome espiritual em nossa vida. As nossas disposições externas revelam, infalivelmente, o que está acontecendo no coração.

1. O Encorajamento na bem-aventurança. Experimentamos uma alegria indizível quando percebemos que o nosso coração está se inclinando para a integridade, para “tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável e de boa fama” (Fl. 4:8). Como filhos de Deus, aguardamos a manifestação de Jesus Cristo em glória. “E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro” (1Jo. 3:2-3).

2. A Manifestação da bem-aventurança. O limpo de coração é aquele que vigia a pureza do seu homem interior. Somente o limpo de coração tem as condições necessárias para adorar a Deus “em espírito e em verdade” (Jo. 4:23-24). Somente o limpo de coração tem a disposição para amar a seu próximo como o nosso Senhor nos ensinou (Jo. 13:34). Por isso, devemos orar como Davi orava: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Sl. 51:10).

3. O Cumprimento da bem-aventurança. Aquele que vigia o seu coração, a fim de não pecar contra o Senhor, terá a recompensa de ver a Deus. Não apenas na escatologia, mas, mesmo afora, pela fé, podemos andar, confiadamente, porque a promessa do Senhor é esta: “A minha presença irá contigo, e eu ti darei descanso” (Ex. 33:14). Feliz a pessoa que pode olhar para o Senhor e confessar: “Não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo” (Sl. 23:4).


Portanto: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb. 12:14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário